Chapada Diamantina

Chapada Diamantina – Oásis no Sertão

01/12/2015
De Norte a Sul

Sede do segundo maior parque nacional do Brasil, a Chapada Diamantina é considerada um oásis no sertão nordestino, com uma paisagem que combina imensos paredões, campos floridos e cavernas entre a caatinga e o cerrado. Um lugar repleto de cultura e que encanta os visitantes.

Localizada no coração do estado da Bahia e com 40mil km² de território, a Chapada Diamantina é constituída por vários municípios, como Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e Vale do Capão. Durante quase um século foi cenário de atividade de extrativismo de minerais, especialmente o diamante, que dá nome ao lugar. Em meados da década de 90, com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina e proibição da extração mecanizada, deu-se início à atividade de turismo na região.  Chapada_diamantina-MG.

Imensos cânions, paredões e desfiladeiros esculpidos por mais de um bilhão de anos constituem a paisagem que atrai turistas do mundo todo.

Você pode visitar a Chapada o ano todo. Nos meses de novembro a janeiro, a chuva predomina pela região, deixando as trilhas com mais lama e dificultando o acesso. As cachoeiras, em compensação, possuem mais água e ficam mais caudalosas. De março a maio, o verde invade a paisagem do local, dando fim aos dias chuvosos.

O Parque Nacional

Com cerca de 152 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada Diamantina está entre os maiores do país. Foi criado em 1985 com intuito de preservar o local e principalmente suas nascentes, como a do rio Paraguaçu, que abastece 60% da capital Salvador. A área do parque representa apenas uma porção da Chapada Diamantina, e é possível conhecê-lo a partir de diversas cidades, como Lençóis, Vale do Capão, Mucugê e Andaraí. A população da região atua fortemente nas frentes de trabalho do local, juntamente a movimentos ambientalistas e governo.

A fauna e a flora da região são riquíssimas, com centenas de espécies de orquídeas, bromélias, cactos, begônias, entre outras. Animais como o beija-flor-gravatinha-vermelha, tamanduá-bandeira e macaco-prego habitam a região, entre mais de 250 espécies de aves.

Cachoeiras, trilhas e cavernas: conheça os atrativos naturais da Chapada Diamantina

chapada_diamantina_gruta

A incidência dos raios do sol deixam as águas límpidas do Poço Azul com um tom azulado, proporcionando uma experiência inesquecível !

Para os apaixonados por aventura e turismo ecológico, não faltam opções de passeios. Nos arredores do município de Andaraí,estão as praias do rio Paraguaçu, de águas rasas e tranquilas. Outro destaque é a Cachoeira do Ramalho, com 90m de queda livre.

A Cachoeira do Buracão, na cidade de Ibicoara, é uma das mais imponentes da região da Chapada. Seu acesso se dá por uma trilha à beira do rio Manso, passando pelo Espalhado, um conjunto de pequenos poços formados pelo rio, e pelo Buracãozinho, uma piscina natural dentro de um cânion, com muitas cachoeiras, como a das Orquídeas e a do Recanto Verde. Na mesma região está a Cachoeira da Fumacinha, com mais de 100m de altura. Chegar até lá exige preparo físico: são 4 horas de caminhada entre cânions, lagos e cachoeiras.

Em Iraquara encontra-se a Gruta da Pratinha, com águas claras e azuladas. Ali é possível praticar flutuação, sempre acompanhado pelo guia do grupo, que segue junto em um bote inflável, mostrando o caminho. A gruta termina em um grande lago azul, com uma tirolesa de 85m de extensão e caiaques disponíveis para aluguel.

As Grutas da Torrinha, Fumaça e Lapa Doce são formadas por belas estalactites e estalagmites, sendo cobrada taxa para visitação. Famosa por ter sido cenário de filmes, novelas e reportagens, a Gruta da Lapa Doce é uma das maiores cavernas do país.

No Vale do Capão, está situada a Cachoeira da Fumaça, um dos principais atrativos da Chapada. Com impressionantes 400m de altura, chega-se até ela através de 2 trilhas – uma com 6k m de extensão, sendo os 2 km finais de subida; e a outra, por baixo da cachoeira, com 20 km de extensão. Em Nova Redenção, está o Poço Azul, singular pelas águas azuis, reflexos dos raios de sol que invadem o local. Ali também é possível fazer flutuação, com acesso de carro.

Muitas outras cachoeiras, grutas e lagos constituem a beleza da Chapada Diamantina. Há diversos roteiros que exploram as belezas do local. O importante é sempre procurar por agências e guias certificados que ofereçam o serviço.

A cidade de Lençóis ganha destaque como sendo o portal da Chapada Diamantina. Com infraestrutura hoteleira, gastronômica e cultural, é emoldurada por casarões do século 19 e possui mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso. É parada obrigatória para quem visita a região.

Quer visitar a Chapada Diamantina? Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *