Ilha do Cardoso

Ilha do Cardoso: um paraíso isolado no litoral sul de SP

14/12/2015
De Norte a Sul

Paraíso ecológico cercado por praias, costões rochosos e dunas no município de Cananéia, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso – PEIC – possui 90% de vegetação nativa da Mata Atlântica. Unindo uma variedade extraordinária de ambientes e alta diversidade biológica, o local proporciona ao visitante um intenso contato com a natureza, onde preservação é a palavra de ordem.

Conheça a Ilha do Cardoso

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso abrange uma área de aproximadamente 14 mil hectares em meio à Mata Atlântica preservada. São quilômetros de praias desertas, cachoeiras e trilhas que constituem a paisagem local. Criado em 1962, recebe cerca de 50 mil turistas por ano com a supervisão da Fundação Florestal, que limita o número de visitas diárias. A atividade turística movimenta cerca de 70% da economia local, seguida da pesca. O parque constitui ainda um importante centro de pesquisas científicas, o CEPARNIC – Centro de Pesquisas Aplicadas em Recursos Naturais da Ilha do Cardoso.

A vegetação do Parque é formada por restinga, florestas costeiras e manguezais, entre estuários, lagunas, ilhas, costões rochosos e montanhas cobertas de florestas. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico; a oeste, pelo Canal de Ararapira; a norte, pela Baía de Trapandé; e a sul, pela Barra de Ararapira. No Parque são encontrados numerosos sambaquis, sítios arqueológicos com ruínas de ocupação de povos do período colonial. Ali foram catalogadas quase mil espécies de plantas, onde também são encontrados animais com ameaça de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa e o jacaré-do-papo-amarelo.ilha do cardoso - por do sol

Com paisagens formadas por praias, cachoeiras e floresta nativa, a Ilha do Cardoso atrai anualmente 50 mil aventureiros em busca de tranquilidade e contato com belezas naturais.

Como chegar à Ilha do Cardoso

O acesso se dá através da cidade de Cananeia, simpático local que possui infraestrutura de bares e restaurantes. Lá o visitante deixa o veículo e faz a travessia de barco, lancha ou balsa  até a Vila de Marujá, onde ficam as hospedagens. No trajeto, prepare-se: você pode ser surpreendido pelos golfinhos que costumam aparecer no local. Os valores da pequena viagem variam entre R$20 e R$80 por pessoa, dependendo do tipo de embarcação escolhida, e leva em média 50 minutos.

O barco continua sendo o principal meio de transporte no local: no trapiche principal da Vila de Marujá, os barqueiros levam os visitantes até o Núcleo Perequê, ponto de partida de vários passeios. Os valores são combinados e variam de acordo com o número de pessoas. Alugar uma bicicleta também é uma ótima maneira de circular entre as praias e observar a natureza.

Atrativos da Ilha do Cardoso

A Ilha oferece várias opções de passeios e atrativos para os amantes da natureza:

  • Trilha do Poço das Antasilha do cardoso

O passeio faz parte do Programa Trilhas de São Paulo, e tem como maior atração o Poço das Antas, uma bela piscina natural que fica em meio à Mata Atlântica. O caminho é formado por restinga e repleto de bromélias e orquídeas. O trajeto tem média dificuldade e distância de 7km, percorridos em 3h30 de caminhada.

  • Trilha do Manguezal

Nesta trilha, os visitantes conhecem o complexo bioma que forma um manguezal, cheio de vida animal e vegetal de raras espécies. Há a possibilidade de caminhar no meio do mangue, o que torna a experiência mais significativa ao visitante. O nível de dificuldade é medio, e os 1.400 metros são feitos em 2h30.

  • Caminho da Tapera

O passeio do Caminho da Tapera se inicia de barco, partindo da Vila de Marujá até o Rio Tapera. O caminho era antes utilizado pelos moradores locais para se locomover do Canal de Ararapira para a Praia da Laje. O ponto alto do passeio, que dura 3h30, é a caminhada pela mata e a visita aos sambaquis.

  • Trilhas da Piscina da Laje

Fazendo parte do Programa Trilhas de São Paulo, a trilha leva até as piscinas da laje formada pelo rio Cambriú. O trajeto passa pela Praia da Laje através de trilha na mata. O acesso é longo, são 25km em 10h de caminhada, sendo necessário acampamento.

  • Trilha da Cachoeira Ipanema

O percurso de 22km é feito pela Praia de Itacuruçá até a Praia de Ipanema. Lá é necessário atravessar um morro que tem vista para as duas praias. Ao chegar na Praia de Ipanema, o turista caminha pela mata, chegando à Cachoeira de Ipanema, com queda de 5 metros e poço para banho.

  • Trilha da Cachoeira Grande

Com 11 metros de queda, a Cachoeira Grande é a principal atração da trilha, formada por mata de encosta. O acesso se dá através de barco e a distância é de apenas 800m de uma leve caminhada.

Quer uma ajuda para organizar sua viagem para Ilha do Cardoso? Contate-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *