Aventura em campinas
  • por

Aventura em Campinas – dicas imperdíveis

Que tal algumas dicas de turismo de aventura em Campinas? A cidade é o maior pólo tecnológico da América Latina, mas também tem um lado de turismo de aventura que vale muito a pena conhecer. São diversas opções de atividades para todas as idades.

Conheça alguns locais e atividades para praticar aventura em Campinas:

Arvorismo

Consiste em passeios em trilhas previamente instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem como torres de suporte para equipamentos fixos em atividades lúdicas, esportivas e turísticas.

Belmonte

Arvorismo em Belmonte

Na região de Campinas, o Arvorismo pode ser realizado na Fazenda Belmonte, onde existem duas modalidades, além de um mini arvorismo onde os pequenos também podem se aventurar!

Tirolesa

Prática em meio a natureza através de um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. A atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno de baixo com muita adrenalina! No entorno de Campinas, a tirolesa pode ser realizada também na Fazenda Belmonte, sobrevoando a mata e rios da região.

Trekking

Na Fazenda Belmonte existem trilhas para crianças a partir de 7 anos. O passeio é uma caminhada em mata nativa e área reflorestada de eucaliptos com monitor dando explicações.

Já na Serra do Japi, existe a opção de trilhas em meio à mata nativa, passando por riachos e cachoeiras. A atividade é considerada de nível médio de dificuldade e possui 3 km, levando cerca de 2h a ser percorrida entre ida e volta. Veja opção de roteiro completo.

trilha serra do japi

Serra do Japi

No Pico das Cabras existem opções de trilhas curtas que todos podem fazer, e outras com mais de 3 km, onde é necessário um guia especializado.

Rafting

Descer corredeiras de rios em botes infláveis com uso de remos e ser guiado por profissionais experientes. As corredeiras do Rio Atibaia (na cidade de mesmo nome), cerca de 60 km de Campinas, são um convite para os aventureiros. São duas opções de trecho para a prática, com um e cinco quilômetros de extensão. As paisagens são indescritíveis, só participando para saber.

Você também pode praticar rafting nos arredores de Campinas, no Rio Juquiá, na cidade de Juquitiba (cerca de 144 km de distância) que inclusive é um dos percursos mais procurados pelos adeptos da modalidade. O percurso traz paisagens incríveis e a atividade inclui as tradicionais brincadeiras do rafting como o “tobogã” e o “surf”.

Rapel

Se você se interessa por descer paredões com uso de cordas e equipamentos, saiba que o Pico das Cabras possui duas opções para a prática do rapel: a Pedra da Água e a Pedra da Agulha.

Locais mencionados nas atividades de aventura em Campinas: 

  • Fazenda Belmonte

Localizada em Sousas, 12 km do Centro de Campinas, é um lugar muito bonito, onde é possível realizar várias atividades ao ar livre. Existem opções para todas as idades entre arvorismo, tirolesa e opções de trilhas.

  • Serra do Japi

Localizada cerca de 50 min de carro de Campinas, possui 354 quilômetros quadrados de área, onde o ponto mais alto atinge 1.260 metros de altitude. Faz divisa com quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva, e possui um grande número de espécies e vegetais.

  • Pico das Cabras 

Localizado na zona rural de Campinas, faz parte do Distrito de Joaquim Egídio. Conhecida por suas grandes pedras, trilha, rapel e por ser um local incrível para observar o pôr do sol.

Essas são só algumas opções de aventura em Campinas, existem muitas outras atividades e locais para conhecer se aventurar.