11 Filmes de aventura para crianças

Você costuma assistir filmes com seus filhos? Separamos 11 opções de filmes de aventura para crianças para os pais assistirem junto! Alguns são clássicos que você provavelmente já viu quando era mais novo, outros são mais recentes mas que mesmo assim merecem ser mencionados.

São filmes que falam sobre amizade, brincadeiras, aventuras, animais e muita diversão! Alguns deles também abordam assunto delicados como morte, separação dos pais, doença, mas de uma forma que as crianças entendam.

Bom, agora vamos a seleção de filmes de aventura escolhidos, começando pelos mais antigos até os mais recentes:

indiana jones 1

1. Indiana Jones (1981)

Série de filmes imperdível para os amantes de aventura, com direção do incrível Steven Spielberg. O primeiro filme da série, “Indiana Jones e os caçadores da arca perdida”, se passa em 1936, onde o arqueólogo Indiana Jones é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que de acordo com as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

  • Os filmes na sequência são: “Indiana Jones e o templo da perdição” (1984), “Indiana Jones e a última cruzada” (1989), “Indiana Jones e o reino da caveira de cristal” (1998). Em julho de 2020 estreará o novo filme da sequência.

ET o extraterrestre

2. E.T. – O Extraterrestre (1982)

Esse filme marcou a história de muitas pessoas, um verdadeiro clássico dos cinemas com ficção científica e aventura. Quem nunca imaginou como seria um ET? No filme, um garoto chamado Elliot encontra um ser de outro planeta que ficou sozinho na Terra. O garoto se afeiçoa ao ser e passa a protegê-lo de todas as formas, contando com a ajuda de seus irmãos e amigos, tentando evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia, e tentando ajuda-lo a voltar para o seu lugar de origem.

  • Filme com direção de Steven Spielberg que ganhou até seu próprio brinquedo no parque da Universal Studios, na Flórida.

a história sem fim

3. A história sem fim (1984)

Muito livros nos fazem viajar, e isso acontece neste filme, onde o menino Bastian, muito triste pela morte da mãe e por problemas na escola, entre em uma livraria e é atraído por um um livro chamado “a história sem fim” e “viaja” até o mundo da fantasia, se deparando com seres fantásticos como o cachorro-dragão Falcor, o temível “Nada” e muitos outros.

  • A história é baseada no best-seller homônimo de Michael Ende.
  • O filme ainda ganhou 2 filmes que continuavam a história, A história sem fim 2 (1990) e A história sem fim 3 (1994), que não tiverem o mesmo sucesso que o primeiro filme.
  • Já faz algum tempo que o filme está para ganhar uma nova versão.

os goonies

4. Os Goonies (1985)

Esse é um dos maiores clássicos de aventura para o público infanto-juvenil. No filme, um grupo de crianças e adolescentes saem em busca de um tesouro perdido, para poder ajudar a pagar as dívidas de seus pais e manter a turma unida para sempre. O filme inclui muitas aventuras em cavernas, perigos, piratas e outras surpresas que só que assistiu sabe. Este filme da década de 90 marcou gerações e atrai espectadores até hoje.

filme conta comigo

5. Conta comigo (1986)

Uma história sobre amizade. No filme, Gordie Lachance é um escritor e se recorda de um verão quando tinha entre 12 e 13 anos e viveu uma aventura com três amigos. Na época, os garotos resolveram tentar encontrar um garoto da idade deles que havia desaparecido. O que nenhum deles imaginava é que a viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.

  • O filme é baseado no conto O outono da inocência – O corpo (The Body) do autor Stephen King.

jurassic park 1

6. Jurassic Park – Parque dos dinossauros (1993)

Impossível listar filmes de aventura para crianças sem ter filme de dinossauros! No filme, um milionário constrói um parque com diversos tipos de dinossauros, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto foi possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o seu DNA e recriá-lo em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho acaba se tornando um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores e os animais começam a escapar.

  • O filme ganhou continuações em 1997 com “O mundo perdido – Jurassic Park”, 2001 com “Jurassic Park 3”, 2015 com “Jurassic World – O mundo dos dinossauros” e em 2018 “Jurassic World: Reino ameaçado”.

jardim secreto filme

7. O Jardim Secreto (1993)

O filme conta a história de uma menina chamada Mary que vivia na Índia e perde seus pais em um terremoto. A então órfã vai morar com um tio em uma mansão na Inglaterra. A menina, solitária e curiosa andava por tudo e descobre seu primo Colin, vivendo escondido no castelo por uma suposta doença. Ela encontra uma chave misteriosa que depois descobre ser de um jardim secreto, fechado a muitos anos. A menina decide dar vida novamente ao jardim e também ao seu primo que vivia trancado há anos, emocionando também seu tio, pai de Colin.

  • O filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado originalmente em 1911 pelo escritor francês Hodgson Burnett.

jumanji

8. Jumanji (1995)

E se um jogo de tabuleiro ganhasse vida? É o que acontece no filme Jumanji, onde em 1969, um menino encontra um antigo jogo de tabuleiro (escondido por garotos em 1869) e resolve jogar com uma amiga. Logo que começa a jogar o jogo, o menino é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Em outra jogada, a menina é atacada por morcegos. O jogo é interrompido e o menino acaba preso dentro de Jumanji. Vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Mas para fazer tudo voltar a ser como antes, é preciso terminar a partida, mas para isto eles descobrem que é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, até que o jogo finalmente termina.

  • O filme acaba de ganhar uma continuação que estreou nos cinemas recentemente com o título “Jumanji: bem vindo a selva”.

o menino maluquinho filme

9. O menino maluquinho (1995)

Não poderia faltar um filme brasileiro na nossa lista de filmes de aventura para crianças, e o escolhido foi “O menino Maluquinho”, baseado em um livro clássico de Ziraldo. No filme, Maluquinho, um menino travesso, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho, que para alegrar o menino, o leva para umas férias na fazenda. Lá ele vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.

harry potter e a pedra filosofal

10. Harry Potter (2001)

A saga do bruxinho Harry Potter não poderia deixar de ser mencionada entre a nossa seleção de filmes de aventura para crianças. No primeiro filme da série, Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Passando por alguns percalços até conseguir chegar lá, ele então passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, iniciando assim seus estudos para se tornar um bruxo.

  • As continuações foram lançadas em 2002 (Harry Potter e a câmara secreta), 2004 (Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban), 2005 (Harry Potter e o cálice de fogo), 2007 (Harry Potter e a ordem de fênix), 2009 (Harry Potter e o enigma do príncipe), 2010 (Harry Potter e as relíquias da morte – parte I) e 2011 Harry Potter e as relíquias da morte – parte II).

viagem ao centro da terra

11. Viagem ao centro da terra (2008)

Trevor é um cientista disposto a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max que encontra-se desaparecido. Ele então parte para a Islândia junto com seu sobrinho Sean e a guia Hannah. Durante à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, acabam por alcançar o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.

Essas são algumas opções de filmes de aventura incríveis que os pais podem assistir com os seus filhos. Esperamos que tenham gostado da lista e se quiserem podem comentar e deixar outras sugestões 😉