Parque Nacional de Aparados da Serra
Situado na porção mais oriental da divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral abrangem área aproximada de 30 mil hectares. Conheça o caminho para este lugar repleto de cânions e trilhas.
Os Aparados da Serra são formações de encostas verticais na região sul do Brasil, divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ali situa-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, com área aproximada de 10 mil hectares, constituindo uma unidade de conservação criada em 1959.
O acesso é feito através das rodovias RS-020 ou BR-101, chegando até a cidade de Praia Grande, estado de Santa Catarina, via Serra do Faxinal. A cidade mais próxima ao parque é Cambará do Sul, situada a cerca de 190 km de distância de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os visitantes encontram opções de hospedagem nos municípios de Praia Grande, SC, e Cambará do Sul, RS.
Imensos cânions formam a paisagem da região de Aparados da Serra
O Parque Nacional de Aparados da Serra é aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h, e possui 3 trilhas abertas ao público: a Trilha do Boi, que dá o acesso ao interior do cânion, a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, é habitado por animais como jaguatirica, guaxinim, leão-baio e papagaios-de-peito-roxo. O parque ainda possui espaço cultural com exposições de fotos, auditório com capacidade para até 50 pessoas, lanchonete, banheiros, lojas de artesanato e estacionamento.
A região de Aparados da Serra concentra um total de 36 cânions, porém, apenas 9 deles ficam localizados dentro dos dois parques. No inverno, há o registro de temperaturas negativas e até neve nas montanhas, que são consideradas as mais geladas do país.
Atrativos do Parque Nacional de Aparados da Serra
Dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra é possível fazer trilhas para visitar os cânions e as cachoeiras existentes no local. O Cânion do Itaimbezinho é o mais conhecido e um dos maiores cânions do Brasil, possuindo 5.800 metros de extensão, largura de 2 mil metros e paredões com altura de até 720 metros. A Trilha do Boi possui extensão aproximada de 8,3 km (ida e volta) e passa por dentro da fenda do cânion. É uma caminhada de cinco a oito horas, de alta dificuldade, feita bem próxima às margens do rio, com travessias em alguns momentos. É obrigatório ser acompanhado de um guia credenciado pelo parque para realizar a trilha e, se a temperatura permitir, é possível tomar banho nas cachoeiras e piscinas naturais.
Já a Trilha do Vértice é feita em 1 hora de caminhada pelas bordas do cânion, e o trajeto é composto por mirantes com vista para as cascatas Andorinha, com 300 metros e formada pelo Arroio Perdizes, e Véu de Noiva, com 500 metros e formada pelo Arroio Preá. No terceiro mirante é possível avistar as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho.
A Cachoeira das Andorinhas, com 300 metros de altura, vista do mirante que fica na Trilha do Vértice
A Trilha do Cotovelo tem duração média de 3 horas, com extensão de 6,3 km, e possui vista para as paredes e borda do cânion. O nível de dificuldade é médio, e o trajeto se inicia na sede do parque.
Para os passeios é indispensável levar uma mochila com lanches, água, boné, protetor solar, repelente e capa de chuva. Recomenda-se sair pela manhã, quando a incidência de nevoeiros é menor na região. As trilhas do Vértice e do Cotovelo podem ser feitas em meio dia; já a Trilha do Boi leva um dia inteiro.
Quer visitar o Parque Nacional de Aparados da Serra? Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato: efdecathlon@estacaofloresta.com.br e clique aqui.