Parque Nacional de Itatiaia

Parque Nacional de Itatiaia: conheça este paraíso

01/02/2016
De Norte a Sul

Fundado em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia é o primeiro parque nacional criado no Brasil, e abriga milhares de espécies de plantas nativas e centenas de animais. Ali, todo os anos, milhares de visitantes fazem caminhadas em meio a trilhas e cachoeiras, e praticam escalada e mergulho nas piscinas naturais.

O Parque Nacional de Itatiaia está localizado na Serra da Mantiqueira, e abrange os municípios de Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, e também Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro. O seu relevo é formado por montanhas e elevações rochosas, com altitude que varia de 600 a 2.791 metros, no Pico das Agulhas Negras.

A região é comumente dividida entre Parte Alta (Planalto de Itatiaia) e Parte Baixa. Na região do Planalto, estão os campos de altitude e os vales suspensos, que são nascentes de vários rios. A área total do parque concentra nascentes de 12 bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas grandes bacias: a bacia do rio Grande, e a do rio Paraíba do Sul. Já a Parte Baixa possui vegetação rica e é repleta de cursos d’água, sendo muito aproveitada para banhos. Ali concentra-se o maior fluxo de visitantes do parque e grande parte da estrutura turística, destacando-se o Centro de Visitantes. O visitante pode encontrar opções de hospedagem, como pousadas e hotéis, dentro e fora do Parque Nacional de Itatiaia.

Itatiaia Parque Nacional       O Parque é dividido entre Parte Alta (Planalto) e Parte Baixa.

Conheça as principais atrações do Parque Nacional de Itatiaia

Na Parte Baixa do parque, o turista pode iniciar o passeio no Centro de Visitantes. Ali há um museu sobre a fauna e a flora locais; a Calçada da Fauna, que exibe as pegadas de animais da região em placas de concreto; exposições de fotos; e infraestrutura de banheiros, lanchonete e auditório.

Partindo do Centro de Visitantes, a aproximadamente 500 metros, encontra-se o Lago Azul. Para chegar até lá, segue-se por uma trilha de fácil acesso, que pode ser feita por pessoas de todas as idades. A parte de maior dificuldade é uma escadaria de aproximadamente 120 degraus, que exige um pouco mais de cuidado. Ela leva o visitante até a piscina natural do rio Campo Belo, onde há parada para banho. Há ainda uma segunda opção de percurso, mais longo e sem a escadaria, recomendada para pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

Já o Complexo Maromba reúne atrativos como a Piscina Natural do Maromba, que fica a 1.100 metros de altitude;  a Cachoeira Itaporani, com queda de 10 metros de altura e piscina natural; e a Cachoeira Véu de Noiva, com 40 metros de altura de águas límpidas. Para chegar nas atrações, caminha-se por uma trilha em meio à Mata Atlântica.

O Mirante do Último Adeus possui uma bela vista para as belezas naturais do Parque Nacional. Localiza-se a 810 metros de altitude, e possui vista parcial para o rio Campo Belo, Represa do Funil, Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Centro de Visitantes.

Na Parte Alta, a grande atração fica por conta do Pico das Agulhas Negras, a 2.791 metros de altitude. Considerado o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro, ele é o quinto mais alto do Brasil. Saindo do Abrigo Rebouças, caminha-se aproximadamente uma hora até a sua base. Para alcançar o cume, são mais duas horas de caminhada acompanhada por um guia especializado, devido ao nível de dificuldade da subida, que deve ser feita com o auxílio de corda para garantir a segurança.

Para quem procura um passeio mais tranquilo, há a Cachoeira das Flores, primeira cachoeira formada no rio Campo Belo. Ela fica a 2.300 metros de altitude, e possui uma piscina natural de águas geladas para banho.

pico das agulhas negras                   O Pico das Agulhas Negras possui 2.791 metros de altitude e é o quinto mais alto do Brasil

O Morro do Couto é local ideal para quem deseja iniciar a prática de montanhismo. Com 2.600 metros de altitude, possui uma vista espetacular para o Vale do Paraíba e outras montanhas do parque. Outra alternativa para escalada é o Cume das Prateleiras, localizado a uma hora e meia de caminhada a partir do Abrigo Rebouças. É necessário o acompanhamento de um guia. Outra atração imperdível é a Cachoeira do Aiuruoca, localizada há aproximadamente 6 km partindo do Abrigo Rebouças. A altitude média é de 2.400 metros, e as quedas de 20 metros de águas cristalinas encantam os visitantes.

Quer visitar o Parque Nacional de Itatiaia? Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato: efdecathlon@estacaofloresta.com.br ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *