Ecoturismo no Brasil

Os principais roteiros de Ecoturismo no Brasil

26/07/2016
De Norte a Sul

Repleto de cenários naturais, o Brasil engloba dezenas de polos de ecoturismo, locais que têm feito cada vez mais parte dos destinos de viagem do brasileiro e turistas estrangeiros no país. Conheça os principais roteiros de Ecoturismo no Brasil e as aventuras que eles proporcionam aos visitantes.

Interagir com a natureza e respeitar o meio ambiente: esses são pilares que sustentam o Ecoturismo, uma modalidade de turismo que vem crescendo no Brasil e contempla atividades como a prática de trekking, tirolesa, flutuação em rios e lagos, observação de fauna e flora, entre outras, sem causar prejuízos ao ecossistema. No Brasil, de Norte a Sul, há diversos destinos para esta prática, que acolhe tipos diversos de turistas, como casais, famílias e grupos de amigos em busca de contato com a natureza e aventuras. Recomenda-se auxílio de profissionais especializados no setor ao planejar sua viagem, e ser acompanhado por guias locais sempre que necessário.

Principais Roteiros de Ecoturismo no Brasil

Região Sudeste

Destacam-se destinos como Brotas, no interior de São Paulo, conhecida como a capital paulista do turismo de aventura. As cachoeiras e trilhas misturam-se a tirolesas e outros atrativos que divertem famílias e aventureiros. Já o PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais ao sul do estado, abriga grande parte da Mata Atlântica preservada do país, e mais de 400 cavernas catalogadas. O parque oferece opções para esportes de aventura como rapel, boia – cross e rafting, entre outros.  A Ilha do Cardoso, outro destaque, tem quilômetros de praias desertas, cachoeiras e trilhas, e recebe mais de 50 mil turistas por ano, com limite diário de visitas.

Outros destaques ficam para a Serra dos Órgãos (RJ); Ilhabela (SP); Parque Nacional do Itatiaia (RJ), e Itaúnas (ES).

Região Centro – Oeste

Localizada a 69 km de Cuiabá (MT), a Chapada dos Guimarães ocupa área de centenas de quilômetros de cerrado, em meio a paredões de arenito, cânions, cavernas e cachoeiras, e é destino imperdível para quem busca aventura e contemplar belos visuais da natureza. Já o Pantanal, que ocupa tanto os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é patrimônio mundial da UNESCO, e uma das maiores extensões alagadas do mundo, além de concentrar milhares de espécies brasileiras de fauna e flora. Atividades como pescaria e safáris fotográficos (até mesmo noturnos) são grandes atrativos para os visitantes.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, representa um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, e possui encantadores rios de águas cristalinas, onde os turistas costumam praticar flutuação na companhia de cardumes de peixes de espécies variadas. Atividades como trilhas, passeios de bicicleta, botes, e muitas outras, fazem de Bonito destino certo para quem ama natureza.

Região Nordeste

Já no Nordeste, a Chapada Diamantina, localizada no coração da Bahia, abriga riquíssimas fauna e flora, além de atrativos como cachoeiras, trilhas e cavernas que constituem um cenário perfeito para os apaixonados por aventuras. Um pouco mais ao norte, Fernando de Noronha recebe os visitantes para passeios de buggy, trekking e mergulho em suas praias de águas cristalinas. É possível observar animais como tartarugas, golfinhos e cardumes de peixes por toda a ilha. Outro destaque fica para a Serra da Capivara, no Piauí, que é patrimônio da UNESCO e abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas no semiárido nordestino. 

Região Norte

Localizado no estado do Tocantins, o Jalapão, ainda pouco visitado pelos turistas, tem cenário de cachoeiras, chapadões, dunas e piscinas naturais que compensam o difícil acesso. Animais como lobo – guarás e veados mateiros completam a paisagem de tirar o fôlego. A Amazônia, que dispensa introduções, concentra mais de um milhão de espécies animais e vegetais. Passeios como trilhas na mata fechada, cachoeiras e rios, observação de animais, acampamentos e visitas a aldeias indígenas fazem parte das aventuras locais.

Região Sul

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, abriga o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas d’água que formam as cataratas, localizadas entre a fronteira do Brasil e Argentina. O passeio é imperdível! Já na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul está o Parque Nacional de Aparados da Serra. Ali, é possível fazer trilhas para visitar os cânions e cachoeiras com quedas de até 300 metros. Um espetáculo a parte, é um local que merece ser visitado pelos amantes da natureza.

O Brasil é um país que possui grande potencial quando se fala em roteiros de ecoturismo. Além das opções citadas no artigo muitas outras existem e continuaram sendo criadas com a estruturação de parques e reservas ecológicas. Compartilhe também sua dica nos comentários.

Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato: efdecathlon@estacaofloresta.com.br ou clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *