caverna do petar
  • por

PETAR: cavernas e muita aventura

Conhecido como PETAR,  o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é um destino incrível com atrações para todas as idades. Localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo (cerca de 330km da capital), o parque é conhecido principalmente por suas muitas cavernas (são mais de 300!).

dentro de caverna do petar

Criado em 1958,  o PETAR é um dos parques mais antigos do estado, sendo considerado Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, por reunir uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil.

As cavernas existentes no parque oferecem vários níveis de desafios. No PETAR há desde cavernas com enormes rios, escaladas, rapel e mergulhos, até alguns tipos de cavernas com com escadas, passarelas e pontes, feitas para facilitar o acesso e permitir um passeio para toda família. As principais cavernas são: Santana, Morro Preto, Couto, Água Suja, Cafezal, Ouro Grosso, Alambari de baixo e Temimina. Mas o parque não é feito só de cavernas não! Há ainda dezenas de cachoeiras, várias opções de trilhas, rios, boia-cross, caminhadas, sítios arqueológicos e paleontológicos, muita mata atlântica e presença de animais como a onça-pintada, o monocarvoeiro, lontras e cágados.

boiacross no petar

Confira o depoimento de um de nossos clientes, Luiz Henrique Guidolin, sobre o seu passeio ao PETAR feito com a equipe do Estação Floresta:

Conhecer o Petar com a Estação Floresta, sob o comando do Scala é uma oportunidade única.
Não tem guia do parque que não conheça e reconheça o Scala, pelo que pude observar, ele foi um dos pioneiros do local, chamado de professor por muitos.
Estudioso espeleólogo, conhece tudo da história da organização do PETAR e sua formação geológica.
Num grupo pequeno, muito amigável e divertido, pudemos desfrutar a beleza de algumas das muitas cavernas do PETAR e de todo conhecimento do Scala. 
Para os aficionados pelo ecoturismo, imperdível. 

O PETAR é uma excelente opção para quem busca divertimento, tranquilidade e aventura seja com amigos ou com a família. Que tal uma opção de roteiro completo? Saiba mais.

-> Vale lembrar que a grande maioria dos passeios do parque só pode ser realizada com monitores credenciados.