Serra da Capivara

Parque Nacional Serra da Capivara

20/06/2016
De Norte a Sul

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Nacional Serra da Capivara abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas em uma paisagem de vales, serras e planície no semiárido nordestino.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, abrangendo uma área de 100 mil hectares no estado do Piauí.  No ano de 1990, a proteção ao parque foi ampliada com a criação de Áreas de Preservação Permanente, adicionando 35 mil hectares à área total. Em 2005 foi criado o Mosaico de Unidades de Conservação que abrange os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões, e o Corredor Ecológico que conecta os dois parques, totalizando mais de 400 mil hectares. A sede administrativa do Parque localiza-se na cidade de São Raimundo Nonato, onde se encontram locais para hospedagem como pousadas e hotéis. Dentro do Parque não há alojamentos e camping , e é necessário contratar um guia para explorar a região.
serra nacional capivara                         Pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara

Atrações do Parque Nacional Serra da Capivara

A grande atração do Parque é a concentração de 173 sítios arqueológicos abertos à visitação, entre mais de 600 sítios pré-históricos presentes na região. Nos abrigos, são encontradas pinturas rupestres e outros vestígios da presença do homem pré-histórico com data de até 60.000 anos. As representações abordam várias formas, cores e temas, incluindo cenas de caça, guerra, sexo e aspectos do cotidiano e do universo desses homens.

Recomenda-se 6 dias para completar os circuitos abertos do Parque, incluindo o Sítio do Boqueirão da Pedra Furada: o percurso explora a formação geológica da Pedra Furada; o Sítio do Meio; o Baixão da Pedra Furada (BPF); e o Mirante da Pedra Furada. Existem outros circuitos repletos de sítios arqueológicos, integrados pelo Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca e Toca do Paraguaio, Circuito da Chapada, Circuito da Jurubeba, entre outros. A maioria deles possui estrutura de passarelas e escadas, além de acesso para pessoas com necessidades especiais. Outro espetáculo da natureza é o retorno das andorinhas para o fundo do Boqueirão nos finais de tarde no Baixão das Andorinhas.

Serra Capivara pinturas rupestres
Pinturas rupestres da Toca do Boqueirão da Pedra Furada.

Já na cidade de Raimundo Nonato, o visitante pode conhecer o Museu do Homem Americano, onde estão expostas peças cerâmicas, urnas funerárias e outros materiais encontrados em escavações no local, além de contar a história da origem e da evolução do homem. O museu foi criado em 1986 e atua como um importante centro de pesquisas e trabalhos de arqueologia do Parque.

Ficou com alguma dúvida? Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato: efdecathlon@estacaofloresta.com.br ou clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *