Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales

02/06/2016
De Norte a Sul

Trilhas, cachoeiras, grutas e cavernas compõem a paisagem do Parque Estadual Intervales, situado em um importante sítio arqueológico de São Paulo, em região que figura entre as mais antigas da história da colonização do país.

Criado em 1995, o Parque Estadual Intervales possui área de 41.700 hectares remanescentes da antiga Fazenda Intervales, e localiza-se nos municípios de Guapiara, Iporanga, Ribeirão Grande, Sete Barras e Eldorado. Junto ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica de Xitué, APA dos Quilombos no Médio Ribeira e a parte da APA da Serra do Mar, forma o segundo e mais importante corredor ecológico da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. O Contínuo foi tombado em 1985 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e declarado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em 1991.

Em tempos de colonização, a região ficou famosa pelo ouro de aluvião que brotava dos cursos d’água. Ainda nos dias de hoje é possível encontrar resquícios de “encanados”, estruturas de pedras que foram construídas na época dos bandeirantes para extração do ouro. 

O Parque localiza-se a 270 km da capital São Paulo e a 25 km de Ribeirão Grande, de onde parte o acesso em uma estrada de terra. Para hospedagem, existem pousadas dentro da área do Parque. O camping é permitido mediante autorização e para fins de educação ambiental. O ecossistema é rico em biodiversidade e possui grande valor sociocultural. Ali são encontrados animais como onça pintada, gavião pega-macaco, anta, veado e paca. Já foram registradas aproximadamente 700 espécies de invertebrados, 49 espécies de peixes, 100 espécies de anfíbios, além de centenas de répteis, aves e mamíferos. A flora possui mais de 650 espécies coletadas e identificadas, muitas delas de interesse especial para a conservação por serem incluídas em categorias de ameaçadas ou serem endêmicas da Mata Atlântica. No entorno do Parque está a Fazenda Paraíso Bairro Boa Vista, que oferece serviços básicos de telefonia, transporte, alimentação e mercado.

Principais Atrações do Parque Estadual Intervales

Local de grutas, cachoeiras, mirantes e trilhas, você não pode deixar de ver:
gruta do fogo                                                                         Gruta do Fogo

Trilha da Gruta do Fogo: Até se chegar à entrada da gruta é percorrida a distância de 1.400 m de carro e 800 m a pé, percurso atravessado em sua maior parte por um pequeno rio. A entrada da gruta fica na base de um pórtico rochoso com aproximadamente 20 metros de altura. A abertura tem aproximadamente 2 metros de altura por 7 metros de largura. A trilha termina em frente ao pórtico, em uma área que possibilita descanso ao visitante. A gruta, ainda, apresenta uma formação de calcitas brilhantes incrustadas na rocha, conhecidas como “chão estrela”. O nível de dificuldade do passeio é considerado fácil.

Trilha do Mirante da Anta: são quase 2 km de caminhada até chegar ao Mirante, de onde se contempla vista panorâmica de toda a sede do Parque, composta pelos Vales do Paranapanema e Ribeira de Iguape. O belo pôr de sol da região deixa o passeio ainda mais bonito. O grau de dificuldade é considerado médio.

cachoeira do mirante                                                                     Cachoeira do Mirante

Trilha da Caçadinha: caminhada de 4 km que se inicia a partir da Cachoeira do Mirante e acompanha o curso do rio, onde aproximadamente 700 metros são percorridos dentro dele. No percurso é possível avistar espécies de bromélias, palmeiras e árvores centenárias como cedro, araçá-piranga e palmito jussara. É uma trilha difícil que exige um grau de preparo maior.

O visitante pode ainda explorar outras dezenas de trilhas, cachoeiras e grutas que compõem a paisagem do Parque Estadual Intervales. Para maiores informações sobre roteiros e dicas, entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *