Ilha bela

Ilhabela: conheça os ares paradisíacos da maior ilha marítima do Brasil

21/12/2015
De Norte a Sul

Ilhabela, conhecida como a Capital Nacional da Vela, reúne dezenas de atrativos naturais e turísticos que agradam a todas as tribos de viajantes – com opções de hospedagem que vão desde resorts de luxo a campings – a ilha é destino certo para quem busca aventura num cenário paradisíaco e com muito charme.

Conheça Ilhabela

Situada no litoral norte de São Paulo, a 210km da capital, Ilhabela localiza-se entre as cidades de Guarujá e Ubatuba. É um dos destinos mais visitados do litoral do estado, sendo um dos 15 municípios paulistas considerados Estâncias Balneárias, cumprindo com os pré-requisitos definidos por Lei Estadual e recebendo incentivo para promoção do turismo.

A ilha abriga o Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977, que hoje preserva uma das maiores áreas de floresta da Mata Atlântica do estado de São Paulo. Ele possui uma área de 27 mil hectares, e caracteriza-se como um parque-arquipélago, abrangendo 85% do município de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião, ilhas de Búzios, de Vitória, entre outras que compõem o arquipélago.

As ricas florestas da Mata Atlântica, junto à restinga e ao mangue locais, abrigam centenas de espécies de mamíferos como o macaco-prego e jaguatirica, e aves como o tucano, maritaca e o apuim-das-costas-amarelas.

praia de ilhabela

Para chegar até a ilha, o turista vai até a cidade de São Sebastião, onde toma uma balsa. A travessia leva em média 15 minutos, e as saídas ocorrem a cada 30 minutos no período de 6h às 24h, e a cada 1h no período restante.

Para deslocar-se em Ilhabela, se você não vai com carro próprio, há a opção de contratar receptivos de vans e micro-ônibus com empresas locais, ideais para grandes grupos, ou até mesmo alugar um veículo se você está acompanhado de poucas pessoas. Ainda há transporte coletivo regular e táxis disponíveis em todas as regiões.

Ilhabela recebe durante o ano alguns renomados eventos gastronômicos e esportivos, com destaque para a Rolex Ilhabela Sailing Week, competição de vela oceânica que é organizada pelo Yatch Club de Ilhabela há mais de 40 anos.

Onde se hospedar em Ilhabela

Em Ilhabelahospedagem para todos os perfis de visitantes e orçamentos. Você pode decidir entre hotéis e resorts de luxo, que oferecem meia pensão ou pensão completa; e pousadas, chalés, campings em meio à natureza e à beira-mar.  Ainda, há casas particulares que oferecem o serviço bed and breakfast.

Praias de Ilhabela

Entre as mais de 40 opções, Ilhabela divide-se entre as praias de águas calmas e transparentes da parte da ilha que é voltada para o continente (Costa Norte), e praias de difícil acesso em meio à uma natureza quase selvagem (Costa Sul).

Na Costa Norte, encontra-se a Praia do Perequê, onde costumam ocorrer diversos shows e eventos e é possível praticar esportes como kite e windsurf. O mar transparente do Saco do Eustáquio atrai os mergulhadores que dividem espaço com os pescadores locais, assim como as praias do Veloso e do Poço. Considerada uma das mais belas praias, a Jabaquara é preservada, rodeada por árvores e suas águas limpas atraem a caça submarina. A badalada Praia do Curral é frequentada por jovens e possui diversos restaurantes.
Na Costa Sul, o surf toma conta do cenário, com destaque para a Baía de Castelhanos, que é ponto de partida das trilhas para a Praia de Castelhanos, com 2km de extensão, mar agitado e riachos transparentes. As praias Vermelha e Mansa são frequentadas por surfistas e mergulhadores. A Praia do Bonete tem natureza selvagem e acesso por lancha ou trilha de 5 horas de uma caminhada leve. É considerada uma das mais belas praias do litoral paulista, abriga uma vila de pescadores e não possui energia elétrica.

Esportes e Ecoturismo em Ilhabela

As águas protegidas de Ilhabela são o cenário ideal para a prática de esportes náuticos, tendo a vela como destaque, que pode ser praticada em quase todos os pontos da ilha. Há escolas que oferecem cursos a quem quer iniciar a prática.

O mergulho é outra atividade muito procurada, devido ao mar transparente e repleto de naufrágios e às ilhas muito preservadas. A prática do surf ocorre na parte sul da ilha, onde o mar é aberto e as ondas, maiores. As trilhas até as cachoeiras do local atraem os visitantes que curtem caminhadas e trekking. Há ainda espaço para os aventureiros que curtem praticar rali: a estrada de terra que leva à Baia de Castelhanos possui 22km com grandes desafios no percurso, como pedras, inclinações e rios em meio a muita lama. A altitude ao longo do caminho chega até 800m. O rapel pode ser praticado nas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira dos Três Tombos, com 20m de queda natural.

Cachoeiras de Ilhabela

Ilhabela possui mais de 360 cachoeiras, muitas delas de fácil acesso. Caminha-se cerca de 50 minutos numa trilha até a Cachoeira da Lage, que possui pequenas quedas formadas pelo curso do rio, perfeitas para se escorregar e chegar até as piscinas naturais. A Cachoeira da Toca é uma das mais conhecidas e tem acesso pela estrada para Castelhanos. Já o acesso à Cachoeira do Gato é um pouco mais difícil, mas o esforço é compensado pelos 50 metros de queda que formam piscinas com águas transparentes.

Esportes em ilhabela

Mais informações e reservas, contate-nos por email – efdecathlon@estacaofloresta.com.br ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *