filmes turismo de aventura
  • por

9 filmes sobre turismo de aventura

Com as férias e períodos de recesso chegando, é hora de aproveitar o tempo livre. Para isso, separamos dicas de 9 filmes sobre turismo de aventura. Confira!

1Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007)

O filme é uma adaptação da obra homônima de não-ficção do escritor Jon Krakauer, lançada em 1996. Ele narra as viagens de Christopher McCandless pela América do Norte e Alaska na década de 90.

na-natureza-selvagem turismo de aventura

Ao terminar a faculdade, Christopher doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, e sai em busca de uma aventura pelo país, deixando para trás uma família apegada ao materialismo e a relações hipócritas e cheias de mentiras. Ele percorre o país de carro, a pé, e de carona, com o objetivo de chegar até o Alasca para estar longe do homem e ficar em comunhão e equilíbrio pleno com a natureza pura e selvagem. As aventuras que ocorrem durante o percurso o transformam em um símbolo de resiliência e inspiração para muitas pessoas na luta contra o materialismo da sociedade em que vivemos.

O filme, dirigido pelo astro Sean Penn, teve sua estréia em 2007. Ganhou o Globo de Ouro por Melhor Canção Original, e foi indicado a dois Oscar.

2Santuário (Sanctum, 2011)

Produzido por James Cameron, Santuário conta a história do experiente mergulhador Frank McGuire, que, ao explorar as cavernas do South Pacific, é obrigado a alterar a rota de saída em direção ao mar por conta de uma tempestade tropical que inunda a entrada principal. Ele e sua equipe, incluindo seu filho Josh e o economista Carl, mergulham mais fundo por dentro de um labirinto de cavernas subaquáticas em busca de sobrevivência.

santuário filme sobre turismo de aventura

O filme foi inspirado por uma história real vivida pelo roteirista Andrew Wright durante uma expedição de mergulho nas cavernas da Austrália, em 1988. Na ocasião, houve uma tempestade que deixou presos 13 espeleólogos nos sistemas subaquáticos de Nullarbor Plain.

3127 horas (127 hours, 2010)

Baseado em uma história real, o filme narra as 127 horas em que o alpinista Aron Ralston esteve preso por uma pedra em Robbers Roost, Utah, no ano de 2003.

Em meio a uma passagem estreita de um cânion, Aron acaba tendo o seu braço preso contra uma parede. Depois de gritar incessantemente por socorro, ele se conforma com o fato de estar sozinho e começa a gravação de um diário em vídeo narrando sua experiência na tentativa de se livrar da pedra.

127-horas turismo de aventura

Durante este tempo, Aron lida com o racionamento de água e comida e com o fato de que, a única chance de sobreviver ao infeliz acidente é amputar, por conta própria, o seu braço.

Existe uma versão do filme com dublagem em português no you tube neste link. Ou você pode assistir com o audio original e legenda neste link. (É preciso pagar um pequeno valor)

4K2, a Montanha da Morte (K2, 1991)

O filme narra a história de dois amigos, o advogado Taylor Brooks e o professor Harold Jamenson. Em uma ocasião, Taylor acaba por salvar a vida do famoso alpinista Phillip Claiborne e de sua equipe após serem surpreendidos por uma avalanche.

A pedido de Taylor, Claiborne acaba levando ele e Harold em sua próxima expedição de escalada na montanha K2, a segunda mais alta do mundo, com 8.611 metros de altitude. Localizada na fronteira sino-paquistanesa, ela perde em altura apenas para o Everest.

k2 filme sobre turismo de aventura

Chegando ao Paquistão, eles enfrentam alguns problemas e Claiborne fica doente com a altitude, desistindo da escalada. Taylor e Harold seguem com a aventura de chegar ao topo, onde acabam enfrentando uma aventura que envolve perseverança e amizade.

5Everest (Everest, 2015)

Inspirado na tragédia ocorrida em 1996, onde duas expedições alpinistas, a Adventure Consultants e a Mountain Madness, fizeram uma excursão ao topo do Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

everest filme sobre turismo de aventura

Uma forte nevasca acabou causando a morte de 8 pessoas, entre guias, esportistas e auxiliares. Especialistas afirmam que a causa do acidente foi resultado de uma sucessão de erros. Os alpinistas foram surpreendidos por uma nevasca durante a descida do Everest, com ventos de 130 km/h e temperatura de -51° C.

6Baraka

Um documentário sem cenas com conversas, apenas o som ambiente e imagens espetaculares de todo o planeta. Baraka é o documentário do planeta pulsante, vivo sendo todos o resultado disso.

Baraka

7A praia

Leonardo DiCaprio é o grande protagonista dessa aventura nas paradisíacas ilhas do pacífico. Uma história de jovens em busca de aventuras e segredos, porém o caminho é incerto. O filme é feito nas ilhas Phi Phi, na Tailândia e é baseado no romance de  Alex Garland.

A praia

8Instinto

Filme estrelado pelo ator Anthony Hopkins conta como um antropólogo americano decidiu ir viver entre os gorilas nas montanhas da selva africana de Uganda. Perseverança na conservação das matas e de animais enredam este drama que emociona o espectador.

Instinto

9Brincando nos campos do senhor

Este excelente filme foi feito entre a parceria do cinema brasileiro e americano sendo ele uma verdadeira lição de antropologia indígena. Dirigido por Hector Babenco a obra mescla atores nacionais e americanos e passa por belas paisagens da região amazônica.

brincando nos campos do senhor

10Mostra Fatu – Dica bônus

O FATU é um festival de filmes brasileiros especializados nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, criado em 2004. Nascido na Bienal do Ibirapuera, acabou migrando para a cidade de Socorro, SP, pólo de esportes de aventura. Em 2013, em busca de expansão, migra para Paraty, no Rio de Janeiro, onde mistura a tradição do cinema local com os esportes de aventura e ecoturismo. Saiba mais em fatu.com.br.

  • Otavio

    Boas sugestões. Vou conferir aqueles que ainda não assisti.
    Como sou adepto das caminhadas longas, tendo já feito 400 km no Caminho de Santiago, ofereço duas sugestões, com as respectivas sinopses:
    O Caminho (The way, 2011): O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu único filho Daniel (Emilio Estevez) têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha para cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida em uma fatalidade. Tom, então, vai até a França para recolher o corpo de seu filho. Chegando lá, ele resolve fazer o Caminho, completando o percurso que Daniel havia começado, levando junto as cinzas do rapaz. Durante a empreitada, ele encontra companheiros que vão lhe mostrar que nenhum caminho deve ser percorrido sozinho.
    Livre (Wild, 2015): Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

    • Scala

      Muito interessante a sinopse dos filmes Otávio! Obrigado pelas dicas. Como gosto muito de caminhadas acho que vou gostar destes.
      Grande abraço.

  • Celina d’ Ávila Samogin

    Um sugestão é O filme “Fly Away Home” (1996) que não é exatamente um filme de turismo e aventura, mas é bastante inspirador. Na Nova Zelândia uma garota de 13 anos, Amy Alden (Anna Paquin), perde sua mãe em um acidente de automóvel. Assim ela vai morar no Canadá com o pai, Thomas (Jeff Daniels), um excêntrico inventor. Lá ela encontra alguns ovos, que tinham caído de uma árvore que fora derrubada. Criando todas as condições propícias, ela consegue chocar os ovos e de repente se torna “mãe” de uma ninhada de gansos selvagens. Acontece que estes pássaros são aves migratórias, assim ela e o pai tentam ensiná-los o caminho de uma reserva florestal, que fica há alguns dias de viagem. O trailer pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=Ui9th4nhvoY

    • Scala

      Obrigado pela dica Celina! Vou assistir!

  • Adinan Goncalves

    Dessa lista assisti quase todos, mas destaque pro filme “Na natureza selvagem”. Além das belas imagens, a mensagem do filme é fantástica.

    • Scala

      Realmente é um filme muito bonito e interessante! Rende muitas reflexões…

  • Adinan Goncalves

    recomendo tbm “Expedição Kon Tiki “. Ótima aventura com belas imagens do Pacífico.

    • Scala

      Obrigado pela dica Adinan! Vou assistir!

  • Muito legal essa lista!!! Tem alguma indicação de filmes para crianças?