Agencia de ecoturismo

Agência de Ecoturismo: dicas de como escolher a sua sem errar

Já vimos aqui no blog as vantagens e desvantagens de praticar turismo independente. Se você optou por seguir viagem através do auxílio de uma agência, saiba que certamente será poupado de muito trabalho e pesquisa; mesmo assim, tomar certos cuidados e munir-se de informação é mais do que recomendado. Veja a seguir as dicas para escolher uma agência de ecoturismo.

Confira se a agência está dentro da legalidade

Como todo serviço prestado, é necessário haver um contrato que formalize o compromisso de ambas as partes. Leia bem todas as cláusulas e condições antes de fechar negócio e certifique-se de ter informações a respeito de como proceder em casos de cancelamento, assim como direitos e deveres da agência e do consumidor. Obter previamente todas as informações necessárias e saber quais expectativas ter em relação aos serviços prestados é a melhor maneira de garantir uma boa parceria entre as partes envolvidas.

Caso algum serviço seja descumprido, o cliente pode exigir o cumprimento da lei nos termos do artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

É importante, ainda, que a agência de ecoturismo esteja cadastrada no Ministério do Turismo; no CADASTUR (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos); e, se operar transporte interestadual ou internacional, exija o registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Certifique-se da boa reputação da agência de ecoturismo

Existem alguns órgãos aos quais você pode recorrer na hora de checar se a agência contratada tem boa reputação. Para conferir queixas ou denúncias, você pode verificar junto ao PROCON; existem também outras entidades focadas no ramo turístico e de hospitalidade, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens e a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis.

Uma outra maneira de verificar a qualidade da agência é pedir indicações e depoimentos de clientes ou conhecidos. Sites que registram queixas contra empresas prestadoras de serviços são boas maneiras de verificar a idoneidade das mesmas. Entretanto, é sempre bom contar com discernimento em suas avaliações e procurar avaliar as opiniões ali dadas com cuidado: você não deve optar poragência de ecoturismo uma agência que tenha um número muito alto e recorrente de reclamações sobre os mesmos problemas; mas também não deve julgar o serviço como um todo por conta de depoimentos negativos isolados. Procure saber se a empresa conta com premiações e certificações junto a órgãos reguladores, é sempre um sinal positivo a respeito dos serviços prestados.

Serviços específicos e cancelamentos

Se o seu local de destino não é muito comum ou procurado, certifique-se de encontrar uma agência especializada naquele local – elas geralmente oferecem muitas dicas, têm experiência nos locais específicos e prestam um serviço com melhor qualidade do que outras que possuem um enfoque em destinos mais comumente procurados. Procure observar com atenção todos os serviços que são oferecidos, desde o transporte até a hospedagem, tours, passeios e alimentação.

Cancelamentos são o pior pesadelo de um turista: saiba que, se a empresa cancelar algum serviço sem a autorização prévia do viajante, ela será responsável pelo ressarcimento de qualquer dano ou prejuízo. O PROCON novamente atua no que diz respeito à defesa do cliente, caso ocorra situação semelhante. Peça um detalhamento de valores e informe-se como funciona a política de cancelamento da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *