Dicas para trilha

4 dicas essenciais para fazer trilhas

Está querendo se aventurar a fazer trilhas? Vá sem medo, mas antes é bom ficar atento a alguns cuidados especiais que devem ser tomados. Com essas 4 dicas essenciais para fazer trilhas, você pode curtir o seu passeio com segurança.

1 – Pesquise sobre o local: mesmo que vá acompanhado de um guia especializado, procure obter informações sobre o local da trilha. Verifique características como vegetação, fauna, grau de dificuldade e tipos de obstáculos que você vai encontrar. Checar a previsão do tempo é fundamental: você deve saber que tipo de roupa usar e se preparar caso a temperatura costume cair ao anoitecer, por exemplo.

2 – Leve somente o necessário: procure não sobrecarregar a sua mochila e leve o que for essencial, de acordo com o tipo e duração do percurso. Certifique-se de carregar água e lanches apropriados, como barras de cereal, frutas secas, biscoitos salgados e chocolate. Existem até opções de refeições desidratadas em lojas especializadas em atividades outdoor para percursos mais longos. Equipamentos de localização, como GPS e bússola, são essenciais. Outros cuidados incluem lanternas, repelente, protetor solar, óculos de sol e chapéu, além de um kit de primeiros socorros.

3 – Durante a trilha: procure vestir roupas leves e com tecidos de fácil secagem, como tactel e dry-fit. Tecidos como malha e jeans não são recomendados para fazer trilhas, em especial as longas. Para os pés, prefira botas especiais para trilhas, ou tênis com solado antiderrapante. Chinelos não devem ser usados, pois não garantem estabilidade e proteção necessárias para os diferentes tipos de terrenos. Procure beber muita água e manter-se hidratado, e, por onde passar, deixe o ambiente limpo da maneira como o encontrou, carregando consigo o lixo que produzir. Por fim, nunca se afaste do destino e do grupo com quem está. Preste atenção a referências e marcos: eles podem ser importantes para sua localização, caso você se perca no caminho.

4 – Preserve seus pés: É muito importante, manter a integridade de seus pés. Em cursos de sobrevivência em situações extremas, muitas vezes é enfatizado esta orientação. Eles são um de seus  principais recursos para se locomover. Uma dica para evitar problemas com bolhas nos pés é usar uma meia fina por baixo da meia grossa. Isso evita o atrito da pele com o tecido da meia dentro do calçado.

Com essas dicas e recomendações, você consegue aproveitar ao máximo a sua trilha. Prepare-se para aventura e bons momentos junto à natureza.

Tem mais alguma dica que não citamos aqui? Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *