paisagem de ecoturismo em sao paulo

Ecoturismo em São Paulo: dicas e atrações

Você é praticante de ecoturismo? Ou está com vontade de começar a praticar? Hoje vamos trazer várias dicas de locais para você fazer ecoturismo em São Paulo. Com a proximidade do verão, a vontade de estar mais próximo a natureza, curtindo momentos ao ar livre aumentam. A preocupação com uma vida mais saudável e um corpo mais enxuto também são fatores que levam muitas pessoas a praticar certas atividades, e entre elas o ecoturismo.

Que tal explorar um pouco alguns destinos de uma forma diferente? Confira as nossas opções de roteiros e dicas, escolha as melhores opções para você fazer ecoturismo em São Paulo e se jogue!

 

Ilha do Cardoso

Criado no ano de 1962, o parque estadual Ilha do Cardoso ocupa cerca de 90% do seu território, sendo uma área de preservação, o que garante o contato com a natureza em sua vasta área verde. O parque está localizado no extremo sul do Litoral de São Paulo, no município de Cananéia (distante 256km da capital). foto da ilha do cardoso

Atrações: Possui cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, botos e golfinhos. Praias, costões rochosos e dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lage e Marujá.

 

Itararé

Itararé na língua tupi-guarani quer dizer “pedra que o rio escavou”.

cachoeira em irarare sp

imagem: Turismo independente

É um destino repleto de opções de ecoturismo com paisagens deslumbrantes, cânions, cachoeiras, matas, grutas, corredeiras e muitas opções de trilhas.

A caverna do Pinhalzinho, junto à nascente do rio Itararé, possui um córrego subterrâneo que dá acesso a galerias e salões interiores.

Atrações: Cachoeira do Corisco, cachoeira do Lageado Grande, Estância Vale do Paraíso, Parque Ecológico da Barreira, Trilha do Segredo e as Praias Fluviais de Itararé.

 

Serra do Japi

Um verdadeiro paraíso localizado a poucos minutos no centro de Jundiaí.

foto da serra do Japi

imagem: Turismo Jundiaí

Um lugar para apreciar e viver bons momentos junto a natureza, como mata preservada, flora e fauna exuberantes.  Devido a sua riqueza hídrica recebeu a denominação de “castelo de águas” por parte de naturalistas. É o único lugar no mundo onde ocorreu o surgimento de vegetação sobre rochas. Trilheiros e jipeiros costumam frequentar o local com frequência, principalmente nos finais de semana.

Atrações: trilhas, cascatas, mirantes, nascentes, piscina natural, árvore centenária, trekking, cascaiding e montanhismo.

 

Parque Estadual Carlos Botelho

Localizado em São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo, foi fundado em setembro de 1982. O parque é abrigo de diversas plantas e animais, com algumas espécies ameaçadas de extinção (jacutinga, onça-pintada, anta e o palmito-juçara). Também é o habitat da maior família de muriquis (mono carvoeiro) que é considerado o maior primata das Américas e símbolo da unidade de conservação.

imagem do parque estadual carlos botelho

foto: o vale do ribeira

Atrações: cachoeiras, mirante, trilhas (9 opções), rios para tomar banho, espaços para pique-nique, além de uma figueira centenária. Na região encontra-se uma das maiores produções de uva Itália do estado, sendo as vinícolas artesanais um grande atrativo para quem aprecia um bom vinho.

Essas são algumas opções de regiões de ecoturismo em São Paulo. Se quiser conhecer roteiros para essas regiões, acesse aqui.