aventura em família

Aventura em família: dicas e sugestões de locais

O período de férias é uma ótima oportunidade para fazer uma aventura em família. Passeios como este unem a família e fazem a diversão da criançada, com memórias que ficarão para sempre na lembrança. Sem contar que o contato com a natureza é algo cada vez mais raro para as crianças e jovens nos dias de hoje.

Opções de atividades como arvorismo, mergulho, rafting, tirolesa, boiacross… são algumas que podem estar no roteiro de uma aventura em família. Mas antes de escolher o roteiro, é importante verificar se o seu filho tem tamanho e idade suficientes para participar de determinadas atividades.

Uma outra dica é se informar sobre a estrutura dos locais a serem visitados. Procure descobrir sobre o acesso, horários de visitação, se há banheiros e quais as opções de alimentação  disponíveis.

É importante estar sempre preparado para diferentes tipos de atividades, e com crianças isso é ainda mais importante. Levar protetor solar, repelente, água, boné e algumas opções de lanches são super importantes em passeios que incluem ecoturismo. Afinal, é melhor prevenir, certo?!

Bom, depois de algumas dicas, que tal descobrir alguns roteiros para uma aventura em família?

BONITO – MS

mergulho em Bonito-MS

foto: Rico (Secretaria de Turismo de Bonito)

Contemplação e aventura em meio natureza, essas são algumas das definições de Bonito, município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul e considerado Pólo do ecoturismo. São diversas opções de atividades como mergulho com snorkel com flutuação onde os participantes podem ver uma variedade incrível de peixes nas águas cristalinas da região. O Rapel também é uma ótima opção de aventura junto a cavernas e quedas d’água junto a paisagens incríveis. Reunir a família toda em um bote para a prática do rafting também será uma aventura inesquecível. Existem também opções mais simples como caminhadas, trilhas, passeio de bicicleta e mergulho livre.

Por questões ambientais, passeios que levam a cachoeiras, grutas, nascentes e trilhas devem obrigatoriamente ser acompanhados por guias locais credenciados. Veja opção de roteiro para Bonito.

SERRA DA CANASTRA – MG

3 crianças fazendo boiacross na serra da canastra

foto: Folha da Canastra

A região ecoturística da Serra da Canastra possui mais de 200 mil hectares, abrangendo 6 municípios. O acesso principal ao Parque Nacional da Serra da Canastra é feito pelo município de São Roque de Minas, a 334 km de Belo Horizonte.

É um um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, abrigando mais de 100 cachoeiras, muita contendo piscinas naturais e águas cristalinas. Outras opções de atividades para fazer em família são escaladas, passeios em veículos 4×4, passeio de balão, cicloturismo, bóia-cross e arvorismo.

É mais um local incrível para viver uma aventura em família. Confira opção de roteiro na Serra da Canastra.

BROTAS – SP

tirolesa em brotas-sp

foto: Território Selvagem

O município de Brotas, localizado a 260 quilômetros de São Paulo, possui incríveis opções de passeios para família toda! São mais de 40 opções de atividades como arvorismo, quadriciclo, tirolesa, rafting, rapel e trekking. Com lindas paisagens e diversas opções de atividades junto a natureza, Brotas passou a ser referência em Ecoturismo. A região é repleta de lindas cachoeiras e nascentes de água límpidas.

Esperamos que tenham gostado das dicas para uma aventura em família.